Lou H. Mello

a

Lou H. Mello

A Contribuição ética e bíblica.

 

Durante muitos anos tenho palestrado, planejado e dirigido programas de captação de recursos em vários tipos de organizações sem fins lucrativos (de igrejas a sindicatos, passando por Ongs, hospitais, escolas, clubes, etc.) e ajudado a formar profissionais em captação de recursos para projetos sem fins lucrativos, sempre priorizando o ensino sobre esse tema. 

Em toda essa caminhada, parti da premissa bíblica favorável à contribuição. Utilizei dezenas de passagens bíblicas onde aparecem mandatos e exemplos do povo ofertando, de Deus mostrando o caminho da contribuição, Jesus referendando o ato e tantas outras passagens.

A razão para tanto vem da crença que a Bíblia traz os primeiros e mais antigos registros relacionados à contribuição e isso torna a contribuição um ato divino e bíblico, antes de tudo.

Ensinei o caráter libertário da contribuição capaz de libertar o ser humano da rota da cobiça. Também embarquei na crença da contribuição como pressuposto da bênção e da vida feliz e percebi como as coisas não eram bem assim.

Ao longo da jornada, encontrei todo tipo de pessoas, Igrejas, instituições cristãs e organizações de vários tipos. A generalização sempre é perigosa e prefiro evitá-la. Entretanto, tenho observado a tendência da prática de muitos em usar a instituição como meio para o enriquecimento pessoal, o que é antiético e antibíblico, além de desonesto. Sem falar da real possibilidade de gente assim ser enquadrada em algum item da lei vigente e ir parar em alguma prisão infame.

Confesso, antes de tudo, considerar a maioria das práticas relacionadas ao dinheiro proveniente de contribuições voluntárias, no meio eclesiástico ou fora dele, ações embasadas em mitos e interpretações equivocadas.

O pior é perceber como essas falsas crenças produzem sentimentos de culpa nas pessoas. É ruim para elas, mas é ótimo para os falsos líderes. A culpa é a mola mestra do paganismo.

O mundo precisa seguir mudando e o desenvolvimento (comunicação e contribuições) é fundamental nesse processo. Começa em cada um de nós e se expande para todos, tornando a vida muito melhor. Vale a pena.

Me ligue. fale via Skype ou envie um e-mail me convidando para uma reunião sem compromisso. Você vai gostar e eu também, claro.

Lou H. Mello


LHM

São Paulo SP

lou@louhmello.com

Skype: luizhmello

Consultor em Administração e Marketing para Organizações Cristãs

Show Buttons
Hide Buttons