Lou Mello por ele mesmo

Viagem para o interior de Moçambique – África

Meu desejo é dedicar meu tempo às causas relacionadas a Deus e às pessoas, especialmente às mais carentes, pois acredito em um mundo melhor, se cada um de nós fizer um pouco para melhorá-lo.

Minha fama de ajudador é razoável, mas bem antiga, desde o tempo em que os outros meninos matavam os passarinhos e eu tentava dissuadi-los disso, arrastando-os para o campo de futebol, geralmente, um terreno baldio devidamente adaptado. Eles me respeitavam por ser desse jeito, assim como hoje em dia, preferindo trabalhar com gente, ao invés de objetos. Talvez pareça meio excêntrico, mas sou do bem, além de bem-humorado, na maioria das vezes.

Um dia, peguei um avião e fui para a Albânia. Naquele tempo, aquele país vivia sob um regime totalitarista de esquerda e se auto intitulava o primeiro país ateísta do mundo. Queria ver de perto como isso era possível.

Descobri nos albaneses uma espiritualidade latente, sem falar no fato da maioria deles ser religiosa, ligada à prática do Islã. Também haviam cristãos por lá e hoje há mais, depois de conseguirem libertar-se do jugo opressor. Na verdade, era o regime deles quem os proibia de exercer a liberdade religiosa, constatei.

Quando voltei de lá, fui convidado por uma organização cristã cuja finalidade é defender os direitos humanos, inclusive a liberdade religiosa, para trabalhar em favor dessa e de outras causas relacionadas aos direitos humanos.

Aquela viagem, somada a outras posteriores, o trabalho na missão incluindo treinamento, sobretudo do meu mentor, Dr. Dale W. Kietzman, “um presente de Deus para mim” (como bem disse o Irmão André) e o aprendizado por minha própria iniciativa, descobri o “desenvolvimento” e isso revolucionou minha maneira de pensar.

No fundo, meu trabalho é esse, ajudar as pessoas a descobrirem o significado de “desenvolvimento”, oque é e como pode ser feito, sempre através do modelo participativo. Então, decidi viver compartilhando esse conceito com o próximo.

Realizo esse sonho através de ONGs, igrejas, missões, escolas, hospitais, clubes, sindicatos e em empresas. Sobretudo, procuro trabalhar com e pró pessoas, de todas as idades e vou onde elas puderem estar reunidas.

Meu local de trabalho não tem limites geográficos, necessariamente. Já rodei boa parte do nosso grande Brasil e também trabalhei em alguns outros países, na África, Europa e América do Norte, onde interagi com as pessoas de várias formas, como as viagens missionárias para levar suprimentos e ajudar no desenvolvimento de comunidades.

As palestras, os cursos, seminários, convenções e as consultorias bem objetivas e participativas, todas grandes oportunidades para o relacionamento humano, são as minhas estratégias e sempre estiveram e estão na minha agenda

Por onde passei descobri, em meio a muitas tragédias, a esperança e disposição do povo em mudar para melhor. Talvez tenha dado uma pequena ajuda nesse sentido e pude ver o mundo um pouco melhor, principalmente no ser humano, a causa primeira de tudo. Isso está mudando o jeito de ver as coisas, também nas organizações, em todas elas.

O mundo precisa seguir mudando e o desenvolvimento é fundamental nesse processo. Começa em cada um de nós e se expande para todos, tornando a vida muito melhor. Vale a pena.

Me ligue. fale via Skype, Whatsapp ou envie um e-mail me convidando para uma reunião sem compromisso. Você vai gostar.

 

 


São Paulo SP

lou@louhmello.com

Skype: luizhmello