Marketing e Fundraising nas Igrejas Cristãs

Adorable contemporary church interior plus interiors sizemore group - Inspiring Home Ideas

“Não existem igrejas ruins, existem igrejas mal administradas”.

Minha  Missão

Despertar, motivar e fidelizar os membros das igrejas e organizações missionárias dentro da visão bíblica e ética.

Iniciei essa atividade em 1980 como coordenador de desenvolvimento na Missão Portas Abertas, Brasil. Lá eu era o responsável por divulgar os propósitos da missão e captar recursos junto à Igreja cristã evangélica brasileira a fim de socorrer cristãos sofredores que viviam em regiões onde não havia liberdade religiosa bem como defender a própria liberdade religiosa, garantida pela carta dos Direitos Humanos da ONU. Assim pude construir um sólido relacionamento com Igrejas e milhares de cristãos de várias denominações que transformaram-se em sustentadores do trabalho de evangelização nessas regiões.

Usávamos o termo “desenvolvimento” muito utilizado nos Estados Unidos para as tarefas de marketing, sobretudo em ambientes religiosos, pois amenizava o impacto junto ao publico das organizações religiosas.

Através de um sólido trabalho junto às igrejas, temos conquistado a aceitação geral esclarecendo o significado e importância do Marketing aplicado às igrejas e agências missionárias, ao longo desses anos. A utilização da palavra “marketing” sempre foi uma barreira a ser superada, devido ao significado dela no mundo dos negócios, um tanto relacionada às atividades diversas em busca de convencer as pessoas a consumir algum bem ou serviço.

Em nosso meio, a atividade busca a integração dos irmãos e contribui para que todos os envolvidos no processo sejam rica e abundantemente abençoados através de uma vida cristã muito bem ajustada na área da mordomia cristã.

A implantação de um trabalho bem organizado através de modernas técnicas de comunicação pode gerar, a principio, algumas resistências devido às mudanças necessárias na estrutura das organizações, geralmente, acostumadas a raras alterações estruturais.

As igrejas que mais crescem em todos os continentes, dentre as mais respeitáveis, têm implantado modernas estruturas de marketing apropriado em suas administrações e estão crescendo de forma geométrica. Além do mais, através desse trabalho, os cristãos conseguem perceber ainda mais claramente o valor da doação, sobretudo pelo seu caráter libertador.

Claro que ainda existem muitos países onde há muito a ser feito nessa área. Pessoalmente, tive a oportunidade de ministrar cursos e palestras sobre esse tema em países africanos e sul-americanos onde a necessidade ainda é ensinar o a b c da fé aos irmãos, infelizmente.

A necessidade de profissionalizar e especificar a atividade no meio cristão

A grande verdade é que o marketing tem suas origens nos meios religiosos. As igrejas foram pioneiras na utilização de técnicas de comunicação para atrair o povo, como os sinos badalando para anunciar os cultos. Tem sido muito prazeroso realizar esse trabalho nas igrejas e organizações missionárias. Os ganhos são importantes e consistentes para todos os envolvidos, sobretudo porque a solidificação da fé do povo de Deus é a maior vitória obtida nesse trabalho.

Tudo isso nos ensinou que as atividades de marketing dentro da igreja, realizadas de forma bíblica e ética, são satisfatoriamente aplicáveis às atividades. Esse principio é a base do trabalho e não pode ser abandonado, jamais. Além do mais, como aprendemos através da Bíblia, o trabalho precisa ser realizado em equipe, onde um planta, outro rega e assim haverá crescimento e colheita abundante.

Meu trabalho sempre inclui a análise do contexto onde a igreja ou organização missionária está inserida, cabendo inclusive a avaliação dos métodos utilizados por outras igrejas locais. Podemos e pretendemos calcular o potencial de sua igreja e com isso, estabelecer metas e objetivos específicos a médio e longo prazo.

Às pessoas responsáveis pelos trabalhos e serviços providenciaremos treinamento através de coaching e constante acompanhamento para que possam desempenhar suas funções segundo o esperado.

Sem dúvida, sou portador de um amplo portfólio contendo os mais variados casos dos quais já participei em minha longa jornada na área do marketing aplicado à igreja, onde destacam-se os trabalhos realizados em Portas Abertas, Campanha Força para Viver, Exercito de Salvação, Esquadrão Vida, Feteb, APAE, Igrejas Maná e dezenas de igrejas de varias denominações (Batistas, Presbiterianas, Metodistas, Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular, Cristo Salva, Deus é Fiel, Maranata e outras tantas)

Agende uma reunião sem compromisso e terei maior prazer em detalhar todo o funcionamento do trabalho e quais os ganhos possíveis de serem alcançados.

Ops: Caso essa primeira reunião precise acontecer fora de minha área de atuação base, as despesas de viagem e estadia ficarão a cargo dos destinatários.

EMAIL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *